Essa receita deliciosa que muitos de vocês me solicitaram, agora aqui no nosso website!!
Eu não sei vocês, mas quando eu vejo uma receita típica de um lugar que eu sonho em voltar ou conhecer, quando eu a preparo é como se eu me teletransportasse para o país/cidade dessa receita! Vocês se sentem assim também?!
Caso sim, hoje através da receita do Crepe Suzette, essa delícia acima, eu vou levar vocês para essa delícia de lugar abaixo!!! Bora lá?!!
CÔTE D'AZUR - RIVIERA FRANCESA
Se tu dissestes sim, então eu convido vocês a embarcarem comigo nessa viagem para a famosa Riviera Francesa, conhecida também como Côte d' Azur, o litoral chiquérrimo (diga-se de passagem) francês, que fica no sul da França, fazendo fronteira com a Itália! Nada mal né?!
As cidades que fazem parte da Riviera são as famosas praias: NICE, CANNES, ST TROPEZ, MÔNACO, ÈZE, ANTIBES, VILLEFRANCHE-SUR-MER além de outras deliciosamente lindas e um pouco menos conhecidas! Quem não sonha em conhecer esses lugares paradisíacos né? Mas enquanto isso não acontece, eu vou me sentindo lá através das receitas típicas da costa litorânea francesa!
Além disso, para quem gosta de história (assim como eu) presta atenção como foi que ela surgiu e quem a criou!
Há indícios na história, que a receita fora criada pelo Chef francês, Henri Charpentier (1880 - 1961). Diga-se que o crepe acidentalmente teria queimado no famoso licor de laranja francês: Grand Manier. Resultado esse que conferiria todo o aroma, sabor e claro diferencial ao preparo! Conta-se também que a receita fora criada para a filha do futuro rei Eduardo VII, filho da rainha Vitória e que na época era o príncipe de Gales.
Como sucesso, a (nova) receita receberia o nome de Crepe Princesa, já que a sobremesa homenagearia a filha mulher de, Eduardo VII.
O príncipe, entretanto, preferiu que o Chef usasse o nome clássico de sua filha Suzane. Contudo, Charpentier julgou Suzette ser mais delicado! E assim fora criada e batizada a mais nova e deliciosa receita!
Mas chega de papo! Malas prontas? Ops, quero dizer, ingredientes a mão? Mise en Place encaminhado? Então vamos já para a cozinha!
INGREDIENTES (recheio) - MANTEIGA SUZETTE - é o nome o qual o recheio leva!
· 200 gramas de manteiga em ponto POMADA( é aquele ponto que ela não está nem gelada e nem molengona/ derretendo! É o ponto pomada mesmo!)
· 500 ml de suco de laranja
· 20 ml de Grand Manier (licor de laranja a base de conhaque com adição de acúcar!)
· 50 gramas de açúcar
· Raspas de laranja
INGREDIENTES Massa do Crepe:
· 250 gramas de farinha de trigo
· 5 unidades de ovos
· 400 ml de Leite integral ou semi
· 100 gramas de açúcar refinado
· Uma pitada de sal
· 20 ml de Cointreau (bebida típica francesa, a base de licor de laranja também, mas sem adição de açúcar).
* Caso você não tenha nenhum dos dois, use outra bebida alcoólica da sua preferência! Pode ser algum outro licor a base de laranja! Lembre-se que: esses são os dois ingredientes chaves!).
· 20 ml de suco de laranja reduzido
· Manteiga para untar
MODO DE FAZER A MANTEIGA SUZETTE (RECHEIO)
1. Reduzir o suco de laranja até aproximadamente 100ml e ficar com uma coloração caramelizado e reservar;
2. Misturar na manteiga: raspas de laranja, açúcar, grand manier e 20 ml de suco reduzido misturar bem e reservar gelado;
Massa da Crepe:
1. Fazer a massa da crepe a mão colocando a farinha de trigo peneirada em um bowl junto do açúcar, do sal. Misturar bem.
2. Fazer uma cova no centro e acrescentar ovo a ovo envolvendo aos poucos envolvendo a mistura acima. Alternar o ovo e a mistura com o leite, mexendo com um fouet.
3. Finalizar a massa finalizando por ultimo o cointreau e o suco de laranja reduzido e descansar;
MONTAGEM DOS CREPES:
Montagem:
1. Frigir as massas de crepe cuidando para não ressecar as pontas e cuidar para que não fiquem nem fina nem grossas; deve ter uma espessura de 3mm
2.Quando a panqueca se desprender do fundo da frigideira, vire.
3. Rechear as massas com meia colher da manteiga suzette e dobrar;
4. Na mesma frigideira moderadamente aquecida, colocar uma colher manteiga suzette, aquecer e emulsionar com um fuet em movimentos circulares acrescentando o cointreau e um pouco da água até que esteja completamente misturado;
5. Verter essa calda por cima dos crepes recheados e mornos ainda quente a mistura da manteiga, servir.
Sirva acompanhado de sorvete de creme, com raspas da laranja e se quiser açucar confeiteiro!
Tem alguma dúvida? Comenta aqui ou escreve para a @cozinhadalivia!
Comments