Parece algo muito óbvio não é mesmo?!
Pois é, mas esses dias ao fazer o meu mercado, postei na página da @cozinhadalivia e perguntei para quem acompanha: Quais são as maiores dificuldades e/ou problemas em fazer super mercado?!
Para a minha surpresa, ou não. Muitos de vocês me falaram e relataram dificuldades bem óbvias, como o não planejamento em fazer uma lista, ir com fome ao mercado, gastar mais do que o planejado e querer evitar movimento!
FAZENDO FEIRA!
Por isso, listei todas as dificuldades citadas por vocês ao longo do post e ao mesmo tempo trouxe soluções e sugestões para cada uma delas!
Como resultado dessas super dicas vocês vão conseguir ter uma alimentação mais diversificada, saudável, prazerosa e ainda criar as suas próprias experiências gastronômicas.
E ainda mais! Vão economizar ao otimizar insumos sem gerar desperdício!
Parece impossível? Pode ser que sim, mas se você seguir a maioria das dicas, você verá que tudo isso é possível!
Ainda tem o plus no final do post com algumas dicas de quem cresceu adorando fazer mercado com a mãe, e além disso, adora fazer compras e tem como parte da profissão a ida ao super.
Vamos lá então?!
Primeiro: Eu sei que muita informação do que você vai ler aqui, parece extremamente óbvia, mas sabe aquela frase: "O óbvio precisa ser dito?!"
É ISSO MESMO!
As maiores reclamações e problemas que vocês me relataram foram:
1) Não sei planejar a ida ao mercado
2) Não consigo me organizar no mercado fico perdido e tonta com as opções
3) Ainda vou com fome ao mercado
4) Não sei como fazer lista de mercado
5) Tenho problemas com horário de pico e fico cansada
6) Sempre esqueço de alguma coisa e tenho que voltar
7) Sempre gasto mais do que estou disposto ou do que posso
8) Compro coisas demais e que às vezes estragam
9) Tudo está muito caro!
Presta atenção!
Problema 1) Para falta de planejamento, organização, esquecimento de itens, gastos desnecessários e dicas para fazer a lista de mercado:
#Dica: Ao longo da semana, deixe a mão sempre um papel e uma caneta, ou anote no seu bloco de notas!
Eu sou analógica e gosto de escrever! Faça da forma que para você tem mais sentido!
#Dica: Vá sempre anotando o que precisa ser reposto ao longo da semana! Acabou o detergente? Já anote! Acabou as frutas, legumes? Anote! Salada? Anote! Como está a despensa? O que está faltando nela?! Anote!!!
#Dica: Ah! Super importante, preste atenção no congelador, em tempos de pandemia ele virou ainda mais o nosso melhor amigo!!
#Dica: Se não fores fazendo a lista ao longo da semana, reserve um dia ou um horário prévio e visite a despensa, a geladeira, os armários e a fruteira e já liste tudo o que precisa!!!
#Dica: Fazer isso, vai ajudar você em vários aspectos, como se organizar, planejar, otimizar recursos como tempo e claro DINHEIRO!
Problema 2) Não consigo me organizar no mercado fico perdido com as opções
#Dica: Costume ir ao mesmo super mercado sempre! Após fazer a lista, (re)organize essa mesma lista conforme o caminho dos corredores que você percorre, ou que você tem na memória.
Por exemplo: Fui anotando ao longo da semana tudo que percebi que estava faltando na despensa, fruteira, armários, geladeira e congelador:
Exemplo de Lista:
Macarrão;
Óleo de coco
Mamão
Banana
Azeite de oliva
Manteiga
Polenta
Pão
Queijo
Farinha de trigo
Detergente
Iogurte, etc.
O que geralmente eu Lívia faço?
#Dica: Reorganizo a lista conforme o caminho que eu faço no mercado! Como eu geralmente frequento o mesmo - o que me ajuda a otimizar tempo, eu já reorganizo a lista conforme o caminho que irei percorrer no mercado ao entrar e sair!
EXEMPLO PRÁTICO: Assim que eu entro no mercado, o primeiro corredor que eu passo é o corredor de óleos, azeites, conservas e temperos. Em seguida, vou para as verduras, frutas. Depois percorro os demais corredores como massas / farinhas / produtos de casa/ limpeza. Por fim pego pães, castanhas, bacon, frios, queijos, iogurtes, ovos e bebidas.
Então reorganiza a lista de acordo com o caminho que você percorre no mercado.
Motivos por que eu faço isso?
1) Otimiza meu tempo
2) Evita que eu passe por corredores desnecessários e que não estavam previamente organizados e planejados. Dessa forma, eu não compro "besteiras" e nem gasto a mais do que estava planejado.
Problema 3) Vou com fome ao super mercado
A gente sempre escuta essa, mas às vezes a gente ignora não é mesmo? Muitos de vocês relataram ainda cometer esse pequeno "equívoco".
Portanto
#Dica: não vá ao mercado com fome! Pois é comprovado cientificamente que ao fazer compras com fome, acabamos nos empolgando e comprando insumos que não estavam na lista! Da mesma forma quando nos empolgamos em começar uma dieta nova. Exemplo prático: "Segunda-feira, dia de retomar a dieta e comprar todas as frutas e verduras do mercado"
Resultado: você compra coisas que não precisava, elas estragam e além disso prejudica o seu bolso, gastando mais do que havia planejado.
Problema 4) Não sei fazer lista de mercado. Nunca sei ingredientes coringas.
Essa apareceu muito! Justamente por muitos de vocês ainda não terem muitas habilidades na cozinha ainda, sabia?
Deixa eu te contar porque:
Dica: Quando você sabe cozinhar, ressaltando que não precisa ser nenhum masterchef da vida, você consegue otimizar os recursos, ou seja gasta menos, combina e recombina insumos e como resultado além de gastar menos, tem uma alimentação totalmente diversificada, saborosa, prazerosa e de quebra ainda proporciona ótimas experiências gastronômicas e advinha só: Economiza! Sim! Porque quando planejamos o cardápio, e organizamos os insumos gastamos MENOS. Posso provar isso para vocês!
Presta atenção nas super dicas essenciais que eu vou compartilhar agora:
#Dica: Tenha sempre na despensa, geladeira, fruteira, congelador produtos como:
* Arroz, feijão, lentilha, polenta, massas (integral ou não), farinhas, café, leite, óleos, azeite de oliva, produtos de limpeza essenciais.
--> Na geladeira mantenha:
* Ovos, frutas (que já estão mais maduras perto de estragar), e como dica extra consulte e consuma sempre as da estação, pois são as que menos possuem agrotóxicos e são mais em conta.
* Laticínios como manteiga, queijos meia cura (estragam com mais dificuldade), leite e iogurtes naturais, pois servem de lanches, ou preparos de receitas ou ainda bases de molhos pra salada.
--> Na fruteira:
Prefira sempre frutas em diferentes tempos de maturação:
Por exemplo: Quando comprar abacate prefira comprar um bem maduro (mais mole), outro nem tanto (meio duro/meio mole) e outro bem verde, ou seja bem duro.
Assim você consegue planejar, comer e otimizar durante a semana. Faça o mesmo com outras frutas como mamão, banana, maçã. e também com o tomate, seja o gaúcho, italiano, ou pitanga.
--> HORTIFRUTIS (Legumes)
Dica: Lembre-se que legumes que duram mais são quando vendidos ainda com as ramas, como cenoura e beterraba. Aproveite as ramas da cenoura para finalização de pratos ou para fazer um pesto! Já as ramas da beterraba, poucas pessoas sabem aqui no sul, especialmente em Porto Alegre, mas as folhas da beterraba são umas das mais saborosas para a salada sabia?!
Portanto, anote essa dica, e quando for à feira, não peça para o produtor retirar as ramas dos legumes!!
#Dica: Além disso, outros legumes que duram bem na gaveta da geladeira são: Abobrinha, moranga cabotiã - quando vendida inteira e além disso sai mais em conta! Batatas (todas elas) , mandioquinha, brócolis e o salsão, ótimo para temperar refogados e caldos!
FOLHAS VERDES
#Dica: As folhas, prefira sempre as mais verdes e com aspecto brilhoso, pois são as mais novas.
Ao chegar em casa já higienize, preferencialmente em uma centrifuga e já as seque bem. Guarde-as intercaladas com papel toalha, pois isso irá garantir a durabilidade das folhas e no caso da alface mais crocância! O uso do papel toalha faz com que a umidade das folhas não as façam murchar.
--> CONGELADOR:
#Dica: Tenha sempre carnes congeladas. Isso aumenta a sua durabilidade! Prefira porcionar se possível! Assim você descongela sempre o necessário para cada ocasião!
Congelando Folhas: Folhas como couve, espinafre podem ser congeladas e usadas em sucos ou finalização de caldos/sopas.
Pães também podem ser porcionados e congelados, feijões e outras leguminosas também podem, desde que não temperadas. Aqui vocês conseguem tirar várias dúvidas sobre congelamento e descongelamento do feijão!
Problema 5: Tenho problemas com horário de pico
#Dica: A hora e momento de ir ao super:
Melhores horários:
Se você tiver flexibilidade e disponibilidade: Tente ir no meio/ final meio da manhã (entre 09h30 /11h00).
A mesma coisa para à tarde. Prefira horários de pouco movimento, como por exemplo às 15 horas/ 16 horas.
Outra super dica:
Evite ir ao super nos primeiros dias do mês, caso você for prefira esses horários, pois normalmente esses dias são quando possuem maior movimento por conta do recebimento de salários e vales. As pessoas aproveitam e já vão fazer rancho maior.
Em tempos de pandemia é super importante a gente evitar mais aglomerações né?!
Problema 6) Sempre esqueço de alguma coisa e tenho que voltar
#Dica: Se você tiver uma lista bem feita seguindo as dicas dos problemas citados anteriormente, você dificilmente vai esquecer de algo. Tenha uma lista bem feita ao longo da semana e reorganize-a na hora de ir ao mercado que você costuma ir.
Problema 7) Sempre gasto mais do que estou disposto ou do que posso
#Dica: Para esse problema, vocês viram que é só se organizar, planejar, não ir com fome e otimizar as compras com tempo de maturação. Usar bem o congelador que você irá além de diversificar a sua alimentação, irá otimizar a conta do mercado também! Outra dica é tudo que você colocar no carrinho, anote ao lado do item na lista o valor! No final antes de passar no caixa você já tem uma estimativa!
8) Compro coisas demais e que às vezes estragam
Esse problema é bem comum, porque compramos às vezes a fruta no mesmo tempo de maturação. Pegamos o primeiro pão exposto (que tem a data de validade mais perto de estragar).
#Dica: Então além de ler rótulos, que é super importante, esteja sempre atento às datas de validade! O que tiver perto de estragar ou vencer, não compre. Caso não tenha opção: ou consuma logo ou armazene na geladeira ou já congele!
Achou que eu ia te deixar sem dicas extras?! Claro que não! Quando o assunto é alimentação, planejamento e evitar desperdício e gastos desnecessários, eu realmente quero te ajudar!
Então clica aqui para entender como organizar melhor os cardápios semanais e aqui para entender como você pode otimizar a sua alimentação e o seu bolso arrumando a sua geladeira!
Se gostou das dicas me deixa saber!
Quem seguir alguma dessas dicas não esquece de compartilhar conosco com a hashtag #dicasdacozinhadalivia
E se por acaso, você se lembrar de algo mais em que precisa de ajuda na cozinha, marca a nossa hashtag #cozinhadaliviaajuda para que possamos identificar qual auxílio você precisa!
Comentarios