top of page

drink de fusão - portugal brasil

Foto do escritor: Cozinha da LíviaCozinha da Lívia

Atualizado: 18 de out. de 2023


A escolha da Ginjinha, vinho licoroso da cidade de Óbidos e da espumante brasileira Cave Geisse, um produtor reconhecido nacionalmente em território brasileiro foi a minha opção para abrir o menu Harmonização no Prato a partir da influência da vitivinicultura portuguesa na vitivinicultura brasileira. Confira detalhes abaixo!


PREPARAÇÃO - WELCOME DRINK


O primeiro passo do menu dos formandos no curso de gastronomia da Unisinos é feito a partir da recepção dos convidados. E por isso constitui-se como um Welcome Drink!


Durante a elaboração do drink, o aluno recepciona os convidados e a banca e apresenta o tema de pesquisa do menu que é de escolha própria e a justificativa do tema, além do porquê da escolha das bebidas na elaboração do drink.


Sendo assim, a escolha da Ginja e da espumante baseia-se principalmente por serem duas bebidas que representam a história de Portugal e Brasil respectivamente.



A ginjinha é um vinho licoroso feito a partir da ginja, uma fruta similar a cereja que é típica da cidade de Óbidos pertencente à região de Lisboa (AFONSO, 2012). Já a espumante escolhida pela aluna é de origem brasileira e gaúcha, por justamente ser a bebida mais emblemática do Brasil, uma vez que somos conhecidos no mercado internacional pela qualidade dos espumantes que produzimos.


Através do tema harmonização no prato, a influência da vitivinicultura portuguesa na vitivinicultura brasileira, pretendeu-se a partir da fusão de ambas bebidas criar a primeira experiência cultural e sensorial para o comensal. Seja a partir da ginjinha (uma das bebidas portuguesas mais antigas do país luso) e da espumante (que marca o surgimento do mercado brasileiro) no mundo dos vinhos.


A harmonização entre as bebidas do welcome drink, acrescentada de sumo de limão siciliano proporcionará ao cliente e convidado uma harmonização de contraste a partir da contraposição entre a doçura da ginjinha, por ser um vinho licoroso e com a presença da fruta em garrafa em contraposição à acidez da espumante e também do limão siciliano.



Se você quiser reproduzir em casa seguem as medidas abaixo!


- 25 ml de ginjinha

- 90 ml de espumante da sua preferência ( o ideal é que seja brut ou extra brut ou ainda nature, porque a gunjinha, por ser um vinho licoroso, fortificado já é doce o suficiente!)

- 8 a 10 ml de sumo de limão siciliano


Comece pela dose de ginja, sumo de limão e finalize com a espumante!

Quem fizer, não esqueça de nos mencionar! @cozinhadalivia


Clique aqui para conferir todos os detalhes das compras e execução do menu Harmonização no Prato!

Comments


bottom of page