top of page

HARMONIZAÇÃO com sauternes

Foto do escritor: Cozinha da LíviaCozinha da Lívia

Atualizado: 28 de nov. de 2024

Cozinhando para o vinho da semana: Sauternes!


Toda semana, quando decido abrir um vinho diferente do habitual ou mais especial, eu geralmente gosto de cozinhar uma receita exclusiva para este vinho. Essa é minha filosofia. Eu realmente acredito que toda a garrafa de vinho merece uma receita à altura para elevar todos os seus sabores. E, a recíproca também se faz verdadeira - toda receita bem elaborada, também merece um bom vinho para acompanhá-la.


Já aviso que o post de hoje é daqueles de passar vontade! E, por isso, vou compartilhar com vocês todos os detalhes dessa harmonização para que possam fazer em casa também.


Vinho sauternes e torta de maçã com massa folhada
Harmonização Sauternes e Torta de Maçã

A começar o post, vamos falar primeiro de um um vinho único, que na minha opinião é um dos vinhos mais elegantes do mundo, o Sauternes - combinado com uma rápida e deliciosa torta de maçã (feita em 20 minutos) que é finalizada com queijo gorgonzola e lascas de amêndoas crocantes. Sim, é realmente uma explosão de sabores!


Aliás, já deu água na boca por aí?! 😋


Então, vamos logo começar por explorar o vinho, a receita e os princípios que fizeram essa combinação funcionar tão bem e pedir por mais!


O Vinho: Sauternes Kressmann Grande Réserve 2022


vinho de sobremesa sauternes com torta de maçã
SAUTERNES 2022 - KRESSMANN + TORTA DE MAÇÃ COM GORGONZOLA

O Sauternes é produzido em Bordeaux, sudoeste na França, na sub-região de mesmo nome (Sauternes), famosa por vinhos doces de alta qualidade. O diferencial desse estilo está na utilização de uvas como Sémillon, Sauvignon Blanc e, ocasionalmente, Muscadelle, que passam pelo fenômeno chamado: podridão nobre (Botrytis cinerea). Já ouviu falar? Em condições ideias, como manhãs frias e com névoa e/ou neblina, esse fungo perfura a uva desidratando-a e como resultado concentra os açúcares das uvas, criando vinhos intensamente aromáticos, com sabores de mel, damasco seco, frutas cítricas confitadas e notas florais.


Dentro de Bordeaux, cinco comunas estão autorizadas a produzir o Sauternes: Barsac, Sauternes, Bommes, Fargues e Preignac.

O produtor Kressmann é uma das casas renomadas e antigas da região, combinando tradição e modernidade para criar vinhos elegantes e acessíveis. A safra de 2022, a qual degustei, destaca-se por vivacidade, ou seja com boa acidez, porém equilibrada e que corta a doçura proporcionando frescor e salivação a pedir por mais um gole.


Após a fermentação, o vinho Sauternes é envelhecido em barris de carvalho francês, durante um período de dezoito a trinta e seis meses. 

A Receita da Torta de Maçã com Gorgonzola


QUEIJO AZUL GORGONZOLA, VINHO SAUTERNES, MAÇÃ E AMÊNDOAS TOSTADAS
INGREDIENTES - TORTA DE MAÇÃ

Aqui está o que fez dessa torta o par perfeito para o Sauternes. A receita completa você pode verificar em detalhes abaixo:


  1. Base crocante: Massa folhada que, ao assar, cria um contraste de textura com os outros elementos.

  2. Maçãs cozidas no próprio vinho: A maçã adquire a doçura e a acidez do Sauternes, criando um ponto de interseção e combinação com as características da bebida.

  3. Queijo gorgonzola: Com sabor salgado e cremosidade intensa, ele quebra o dulçor do vinho, enquanto as suas notas terrosas realçam o caráter complexo do Sauternes.

  4. Lascas de amêndoas: Tostadas para adicionar crocância e uma camada aromática de nozes, combinam em boca e no nariz com os aromas de mel e frutas secas do vinho.


Princípios de Harmonização: Por que funciona tão bem?


A harmonização entre o Sauternes e essa torta segue alguns princípios essenciais: como combinações e contrastes de sabores e texturas.


  • Contraste e o Equilíbrio entre doçura e salgado: O vinho doce equilibra o salgado e a intensidade do gorgonzola, criando harmonia no paladar.

  • Textura complementar: A cremosidade do queijo e a crocância das amêndoas e da massa folhada contrastam de forma prazerosa com a suavidade e viscosidade do vinho.

  • Sabores que ecoam: Notas de frutas secas e mel do vinho encontram ecos nas maçãs cozidas, enquanto o toque herbáceo do gorgonzola complementa a complexidade do Sauternes.

  • Acidez: O vinho, mesmo doce, tem acidez suficiente para "limpar" o paladar entre as mordidas e a presença da gordura da massa folhada e do queijo, mantendo a experiência leve e balanceada.


Como Fazer em Casa?


Se ficou com vontade de replicar em casa, já posso avisar que é muito simples! Vou compartilhar abaixo a receita e como fazer:


Ingredientes:


  • 2 Maçãs cortadas em cubos ou fatias finas

  • 1 Colher de sobremesa de manteiga

  • 1 Taça de vinho Sauternes

  • 2 Colheres de sopa rasas de açúcar

  • 1 Punhado de amêndoas crocantes - já tostadas. Basta apenas aquecer uma frigideira anti-aderente e colocar para tostar em fogo baixo/médio.

  • 2 Folhas de massa folhada

  • 1 gema para pincelar


Modo de preparo:


  1. Pré aqueça o forno a 180 graus

  2. Forre uma assadeira com massa folhada e asse levemente - eu fiz em formas individuais redondas.

  3. Adicione a colher de manteiga numa frigideira pré aquecida previamente.

  4. Coloque as maçãs picadas e a seguir polvilhe o açúcar.

  5. Assim que derreter o açúcar, adicione o Sauternes e cozinhe a maçã até que fiquem macias, mas ainda al dente. Não podem ficar muito moles, porque vão ao forno a seguir.

  6. Enquanto isso, pré asse levemente por 7 minutos a massa e pincela a gema de ovo nas pontas que ficaram para fora da forma.

  7. Coloque as maçãs sobre a folha de massa pré assada, sem muita calda, porque senão irá vazar quando assar.

  8. Leve ao forno e aguarde cerca de 15 minutos.

  9. Tire de forno e adicione pedaços de gorgonzola picados. E deixe que derretam levemente apenas com o calor da torta assada.

  10. Finalize com as amêndoas tostadas por cima.


Essa receita é simples, mas cheia de camadas de sabores que transformam um prato e harmonização em uma rica combinação de sabor e textura.


Uma Experiência a Ser Degustada


A combinação de Sauternes com tortas salgadas ou doces é um clássico por uma razão: é puro prazer em cada mordida e gole. É também um convite para explorar e experimentar as chamadas harmonizações de sucesso. Voltaremos a esse tópico em breve.


Experimente, teste novas combinações e aproveite os momentos de preparo como uma celebração da boa comida, do bom vinho e claro das boas companhias.


E aí, ficou curioso para provar essa harmonização?


Se fizer a receita, ou tomar o vinho, me marque nas redes sociais @liviad.guimaraes para que eu possa ver como inspirei vocês!


Se você é/ou representa uma marca e/ou distribuidora e acredita no conteúdo de qualidade entre em contato pelo link para trabalhar com criação de conteúdo na plataforma da Cozinha da Livia 👩🏻‍🍳🍷

Caso você deseje ter uma aula customizada e privada e aprender mais sobre as ciências de vinho, gastronomia e harmonização de vinho e comida em uma experiência desenhada exclusivamente para você, entre em contato direto através deste link!


Commentaires


bottom of page