top of page

HARMONIZAÇÃO espumante rosé + spaghetti alla toscana

Foto do escritor: Cozinha da LíviaCozinha da Lívia


Quer aprender mais sobre conceitos de harmonização e ainda ter a dica perfeita para esse prato?


Confere abaixo as dicas perfeitas para ter um prato de sucesso que nem o da @cozinhadalivia



A harmonização dessa semana ficou por conta de uma massa feita a base de linguiça toscana, alho e salsinha!


Só que dessa vez nesse prato como eu falei previamente no Instagram da @cozinhadalivia eu resolvi dar um toque muito particular e que ficou simplesmente maravilhoso!!!

Seria muito injusto não compartilhar esse segredinho com vocês! E ele está na receita dedicada a essa massa, no final desse post você vai encontrar o link. Mas se você também quiser ver algumas dicas e passo a passo, você tamém poderá encontrar lá nos destaques da página da @cozinhadalivia (#40tena parte II).

A dica portanto de usar o limão siciliano junto com a espumante rosé que eu harmonizei nesta receita, foi a chave de ouro para a ousada harmonização que já estava excelente quando pensei apenas na linguiça toscana harmonizando com a espumante.

Normalmente eu gosto de harmonizar espumantes rosés com frutos do mar como camarão ou salmão por exemplo... Sabe aquela harmonização que não tem erro? É exatamente essa - camarão, salmão, lagostas por exemplo com espumantes /champanhes ou vinhos rosés. (Já anota essa dica).

Mas como falei no Instagram, eu decidi sair da zona de conforto e tentar ousar na harmonização.

Vamos falar então dos pontos alto dessa harmonização:

1) HARMONIZAÇÃO POR CONCORDÂNCIA:


· Destaque em relação à acidez do limão siciliano, que concordou perfeitamente também com a acidez presente na espumante!! É muito importante quando conseguimos conciliar os mesmos aspectos do prato com aspectos presentes na bebida. Assim temos acido do limão e acidez da espumante concordando em boca! Por isso uma harmonização por concordância!


2) HARMONIZAÇÃO POR CONTRAPOSIÇÃO:

Outro ponto muito importante para destacar é em relação à gordura da linguiça que na harmonização faz contraste com a acidez da espumante. Isso resulta em uma harmonização por contraposição, simplesmente perfeita em boca!


Importante destacar que essa harmonização por contraste e contraposição, quando bem feita, o resultado em boca é sempre excelente! E por isso foi ousado em tentar harmonizar ambos aspectos em boca, porque quando uma harmonização por contraposição não resulta em uma boa opção, geralmente temos uma falha.

Destaque também nos aromas: tanto da espumante quando do prato.

Se você quiser conferir detalhes da minha avaliação a essa espumante específica entre na página da Cozinha da Lívia no Vivino - app de vinhos.

Para saber a receita completa da Massa com Linguiça Toscana e Limão Siciliano clique aqui!



תגובות


bottom of page