top of page

LIVE COOKING SHOW IX - CONCHIGLIONE AO MOLHO DE COGUMELOS CREMOSOS FINALIZADO COM AZEITE TRUFADO

Atualizado: 23 de ago. de 2020

Na última Live Cooking Show recebemos a Ana Olívia - mais conhecida como Yummy Sensations para cozinhar ao vivo conosco uma receita deliciosa e que embora pareça simples, tem muitos segredos e técnicas.


Nós duas fizemos o mesmo molho, porém massas diferentes. A Ana, ou melhor, a Yummy, fez um rigatoni e eu fiz um conchiglione/


Ambas massas são deliciosas e fáceis de encontrar no mercado. Você pode fazer a receita tanto com uma, quanto com outra, e se ainda preferir usar outro tipo de massa, fique a vontade!





A nossa live foi apoiada e patrocinada por um dos parceiros da @cozinhadalivia, a @safracogumelos que nos forneceu a estrela da noite e do preparo!


Vocês sabem que quando a gente cozinha, temos que dar prioridade para a escolha dos ingredientes. E isso inclui, QUALIDADE. Afinal, se queremos sabor, queremos que os insumos sejam da melhor qualidade possível. Portanto é por isso que a Cozinha da Lívia tem como maior propósito ao ter marcas parceiras, que as mesmas entreguem SABOR, QUALIDADE E que além de tudo tenham propósitos semelhantes aos nossos!


Se você perdeu a nossa Live Cooking Show IX, clique aqui e acesse! Aproveite pois esse link não vai ficar disponível por muito tempo! Afinal, a receita tem muitos e muitos segredos!  Daqueles que as vezes os Chefs e cozinheiros não contam (heheh)


Então presta atenção que abaixo eu vou compartilhar algumas das dicas essenciais para você conseguir reproduzir um prato bem parecido com o da foto!



CONCHIGLIONE AO MOLHO DE COGUMELOS CREMOSOS TRUFADOS


Dicas essenciais:


Primeiro:

Jamais lave cogumelos! Nós apenas secamos e limpamos eles com um papel toalha ou um pano de prato limpo. Se nós lavarmos o cogumelo que é feito na maior parte de água, ele irá absorver ainda mais água e ficará com textura esponjosa, perdendo o sabor e a textura.


Segundo:


Eu Lívia, geralmente uso todo o talo do cogumelo, pois gosto de evitar desperdício. Na live eu ensinei como fazer isso e não sentir o gosto do talo. Caso você não goste, guarde para usar em caldos quando fores fazer risotos. Afinal um caldo bem saboroso e bem feito é sinônimo de qualidade para um risoto perfeito não é mesmo?


Se você não sabe do que eu estou falando, clica aqui e veja os passos e mandamentos para o RISOTO PERFEITO!


Terceiro:


Use um creme de leite FRESCO. Nada de creme de leite de caixinha, ok?! Na live eu expliquei muitos motivos para não usar o creme de leite de caixinha. Os dois principais são: Creme de leite de caixinha ao começar, não é creme de leite, pois tem um monte de conservantes desnecessários.


Use portanto, aquele que é vendido na parte refrigerada do mercado e que apenas diz na embalagem: Creme de leite FRESCO. É mais caro? É. Mas vai por mim, nisso você não pode e melhor, não deve economizar, certo?!


Segunda dica: Quem assistiu a live e se você ainda não assistiu CORRE porque em breve eu devo arquivar ela, viu que o creme de leite fresco pode ser aquecido. Isso mesmo, ele não talha. Mais um ponto pra ele em relação ao de caixinha!


Quarto:


Ao fazer a massa você deve salgar a água apenas depois que ela ferver, ok? E salgar como a água do mar!


Ao salgar depois ajuda a economizar tempo na cozinha. Pois ao adicionar sal antes, a água atrasa o tempo de ebulição. Lembra daquelas aulas de química onde a professora dizia que a adição de um produto não volátil atrasa o tempo de ebulição da água? Tá aí. Essa é a explicação! Viu como a gente usa os aprendizados que a gente jurou que nunca ia usar na vida? Pois é! Como diria meu pai: "TODO O CONHECIMENTO é útil e válido Lívia!" E Cozinha gente, se você ainda não percebeu é PURA QUÍMICA E FÍSICA!


Quinto:


Bom voltando as dicas e resumo da nossa Live Cooking Show, o segredo da base do sabor está no refogado do cogumelo, portanto refogue bem a cebola (caso você use. Eu não uso, vocês já sabem), o alho poró e o alho. E em breve coloque os cogumelos. E não mexa-os, deixe reduzir de tamanho.


Sexto:


Depois de reduzir, aí sim tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente o creme de leite e deixe engrossar e reduzir. Nesse momento a massa já deve estar na panela cozinhando.


Muito importante: a massa termina sua cocção no molho! Sempre massa no molho e não molho na massa!!!!!! Dica de ouro, ok?!


FINALIZAR A COCÇÃO DA MASSA NO MOLHO.


Sétimo:


Finalize com uma quantidade generosa de manteiga trufada se você tiver. Se não tiver, use a manteiga normal (um dos segredos que resolvi manter e compartilhar com vocês!).


Tempere com noz moscada, afinal molho cremoso que vai creme de leite, pode usar noz moscada a vontade!


Oitava dica para uma experiência enogastronômica incrível e inesquecível!

HARMONIZAÇÃO: COCODRILO VINA COBOS


Harmonize! Se você gosta de um bom vinho, branco ou tinto, esse prato pede uma harmonização à altura. Afinal, é um prato de restaurante internacional! Então aproveitem cada garfada porque ele é de comer ajoelhado e agradecendo!


Eu Lívia na primeira vez que fiz essa massa, harmonizei com esse baita vinho da @vinacobos. É um vinho com preço mais elevado, mas se você gosta de seguir as minhas dicas a risca, eu te garanto que tu vais ter uma baita harmonização.


Características do vinho: Esse vinho tem o que chamamos de estrutura em um vinho. Acidez elevada, corpo e aromas terciários. Se você quer saber mais sobre o assunto, vale a pena clicar aqui onde nesse post eu resumo a Live Cooking Show IV, a qual meu convidado Michael explicou tudo sobre a estrutura de um vinho e muito mais!


Portanto, as características aromáticas como madeira, notas terrosas de cogumelos e trufas no nariz, harmonizaram perfeitamente com o prato, que vai cogumelo! E nessa vez eu inclusive terminei com trufas em lascas. O prato realmente pediu um vinho à altura! E essa foi a harmonização perfeita!

Nessa semana, eu harmonizei com o GRAN MERLOT, da bodega Pulenta, argentina também. Vocês podem conferir ao lado.


Foi outro vinho espetacular e que entregou outra harmonização perfeita!


A uva merlot é uma uva mais suave, mas como este vinho era ano 2013 ele estava com um peso em boca que entregou os aromas terciários como terra molhada, cogumelos, aromas de bosque e combinou perfeitamente como o sabor final do prato.


Esse prato e essa harmonização são perfeitos para curtir uma noite e uma experiência realmente incrível.


Quem fizer não esquece de nos marcar, ok?! @cozinhadalivia e @iam.yummysensations


Para encomendar cogumelos de altíssima qualidade e sabor é só acessar aqui e encomendar diretamente com a safra

Comments


LOGO REFERENICA ORIGINAL RGB.png

CNPJ nº 30663304/0001-08
Porto Alegre/BR - Lisboa/PT
Contato: +55.51.999993355

cozinhadaliviag@gmail.com

Receba nosso conteúdo

Muito obrigado por se cadastrar na nossa página.

©2024 por Cozinha da Lívia.

bottom of page