A arte de cozinhar começa na organização de uma boa Mise En Place! ⠀ ⠀ ⠀ ⠀
⠀ ⠀ ⠀ ⠀
Já ouviu falar nesse termo clássico francês?!
Quem acompanha a Cozinha da Lívia há algum tempo, já me ouviu muuuuuito falar nos meus vídeos e posts sobre esse termo! Afinal, inclusive adaptamos e criamos o PodCast da Cozinha da Lívia baseado nessa expressão - o MISE EN CAST! Se você ainda não ouviu, clique aqui e já se inscreva para ficar por dentro de mais uma plataforma digital da Cozinha da Lívia!
Presta atenção então nas principais dicas! Ainda mais se você for do time que ainda está começando/engatinhando na cozinha!
Hoje então eu venho dar dicas e explicar um pouco mais sobre como o Mise En Place atua na Cozinha, como ele é imprescindível e como faz toda a diferença!
Antes mesmo de eu começar a cozinhar (lembra que eu não sabia fazer nada quando comecei né?) Eu já era um tanto quanto organizada e planejada. Afinal isso são características minhas - signo de Capricórnio (hehe) e como formanda no curso de Administração muito ouvi e estudei sobre os termos planejamento, controle e organização durante a minha formação.
Acho que isso inclusive, foi a principal ferramenta para que eu começasse a me atrever a cozinhar! Como não sabia fazer muita coisa e ninguém havia me dito que tudo tinha que estar organizado previamente, eu com a mente já planejadora e organizada comecei aos poucos criar o meu próprio Mise en Place - sem mesmo saber que isso realmente era um termo, que vinha do francês e que além disso seria o que faria diferença nos meus preparos!
Foi então que na minha experiência do intercâmbio em Lisboa, onde eu comecei a cozinhar e organizar meus Mise en Places, eu aprendi a importância e o que era o termo com o meu querido colega de casa francês David. Foi então que tudo fez sentido! Ao começar colocar em prática a técnica, comecei a reparar que a comida ficava ainda mais saborosa, rápida e prática de fazer!
Inclusive um bom Mise en Place é o que vai garantir sabor para a tua comida! Ele é o que leva geralmente mais tempo na cozinha, então se você deixar previamente já organizado, na hora de cozinhar você vai ter menos trabalho! Como por exemplo - menos louça e a comida pronta mais rápido ainda! E é por isso que aqui nas minhas receitas eu coloco sempre o tempo em média de preparo de Mise en Place, para que vocês consigam ter a noção de quanto tempo precisam para aquela receita!
Um exemplo é a culinária oriental! Que às vezes vai exigir de nós um tempo de preparo de Mise en Place enorme, como de 2 horas até! Mas na hora de cozinhar, como a cozinha oriental usa muito fogo e técnicas como stir fry - que significa fritar rapidamente em uma pequena quantidade de óleo os alimentos de modo que selamos eles e preservarmos todo o seu sabor. Assim rapidamente com alta chama temos como resultado um prato delicioso feito em 5 a 10 minutos e olhe lá!
Por isso a importância de um bom Mise en Place. Se você tiver isso bem feito e a mão, pode ter certeza que terá uma comida extremamente ma-ra-vi-lho-sa!
Quer saber mais? O termo não se refere somente aos ingredientes! Na hora de cozinhar, temos que pensar também nas panelas que vão ser usadas para aquela receita. Todas elas já tem que estar em ordem também no fogão!
E além disso, se formos mais adiante, o termo francês também se refere a por em ordem a mesa. Isto é, ao servir um jantar ou almoço - com entrada, pratos principais e sobremesa e ainda harmonizar com espumante, vinho branco, vinho tinto e vinho de sobremesa, temos que ter e colocar em ordem a mesa já com todos os talheres, pratos e copos colocados - assim como a etiqueta francesa manda. Entretanto, essa parte do conteúdo vou deixar para um próximo post, assim consigo explorar mais!
E então pronto para realizar os Mise en Places de vocês? Não esquece de compartilhar conosco na hashtag #miseenplacecozinhadalivia e nos marcar com @cozinhadalivia para que possamos ver e acompanhá-los! Vocês já sabem que eu adoro ver tudo o que compartilham né?
Espero que tenham gostado do post!
Comments