top of page

molho PESTO: originalmente da ligúria para a sua casa!

Foto do escritor: Cozinha da LíviaCozinha da Lívia

O molho pesto é uma deliciosa e versátil iguaria da culinária italiana, originária da região da Ligúria, no norte da Itália.


A palavra "pesto" é originária do italiano "pestare", que significa "amassar" ou "moer", indicando o método tradicional de preparação deste molho, onde os ingredientes são moídos em um pilão de mármore com um movimento de pressão e rotação.

MISE EN PLACE INGREDIENTES MACARRÃO AO PESTO COM MOZZARELLA E TOMATE CEREJA


Origem e História:


O pesto tem raízes antigas e é uma parte importante da tradição culinária da Ligúria. A receita mais famosa é o "Pesto Genovese", que leva ingredientes como manjericão fresco, pinhões, queijo parmesão ou pecorino, alho e azeite de oliva extra virgem.


Acredita-se que o molho pesto tenha sido criado no século XIX, embora variações de molhos semelhantes possam ser rastreadas até a época dos romanos.





Ingredientes:

  • Manjericão Fresco: 2 xícaras (folhas de manjericão fresco, lavadas e secas)

  • Pinhões ou qualquer outra nuts: 1/4 de xícara (também conhecidos como pinhão)

  • Queijo Parmesão ou Pecorino: 1/2 xícara (ralado), ou metade de cada.

  • Alho: 2-3 dentes (descascados). Pode confitá-los para ficar mais leve e adocicada a receita.

  • Azeite de Oliva Extra Virgem: 1/2 xícara (ou conforme necessário) até dar consistência ao molho.

  • Sal: 1/2 colher de chá (ou a gosto)

  • Pimenta: a gosto


SPAGHETTI COM MOLHO PESTO E TOMATE CEREJA


Modo de Preparo:

  1. Toste os Pinhões ou as nuts escolhidas: Em uma frigideira seca, toste os pinhões em fogo baixo até que fiquem levemente dourados. Isso realça o sabor deles. Pode temperar um pouco com sal e pimenta

  2. Moa os Ingredientes: No pilão de mármore, adicione as folhas de manjericão, os pinhões tostados, o queijo ralado e os dentes de alho. Comece a moer os ingredientes em movimentos circulares e de pressão, até formar uma pasta grossa e homogênea. Se você não tiver pilão, use um mixer (varinha mágica ou liquidificador).

  3. Adicione o Azeite e o Sal: Gradualmente, adicione o azeite de oliva enquanto continua a moer os ingredientes. Continue até obter a consistência desejada. Adicione sal a gosto. Se você estiver usando o mixer, quando adicionar os ingredientes previamente picados, você adiciona azeite até cobrir todos os ingredientes. Liquidifique e finalize com um pouco de queijo ralado e nuts picadas. Isso ajuda a dar mais textura para o preparo.

  4. Armazene e Sirva: Transfira o pesto para um recipiente de vidro e cubra a superfície com uma fina camada de azeite para evitar a oxidação. O pesto pode ser armazenado na geladeira por até dez dias, ou congele por três meses.



Dica: O molho pesto é incrivelmente versátil. Além de ser um delicioso molho para massas, pode ser usado como um molho de pizza, rechear frango ou usar em sanduíches e saladas! Seus pratos nunca mais vão ficar sem graça, garanto!


Como você pode ver na foto, eu fiz um macarrão ao pesto e finalizei com tomate cereja e mozzarella de búfala. O tomate trouxe um sabor adocicado e ácido. Já a mozarella traz textura cremosa e um sabor leve.


Se você quer saber qual a minha sugestão de Harmonização para esse preparo, clica aqui e encontre as sugestões de uvas (castas) e rótulos é claro!


Se você fizer essa receita não deixe de marcar @cozinhadalivia para que eu possa ver e repostas em minhas redes!





Komentar


bottom of page