PARMEGIANO REGGIANO 🇮🇹♥️
- Cozinha da Lívia
- 11 de ago. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de ago. de 2020
O rei dos queijos, o soberano, além de ser extremamente delicioso, é rico em cálcio, aminoácidos, proteínas e vitamina A.
Hoje eu vim contar para vocês um pouco mais sobre a origem dessa iguaria e trazer curiosidades e fatos sobre esse belíssimo insumo!
Eu sou simplesmente apaixonada por queijos! Sempre fui, é verdade. Mas desde que comecei a cozinhar, eu comecei a entender e perceber cada vez mais o papel de cada queijo nas receitas!
Nesse último final de semana, a Cozinha da Lívia com o serviço CHEF EM CASA (para saber mais sobre clique aqui), fez um menu extremamente delicioso, o qual você confere logo abaixo.
Tivemos duas entradas simplesmente incríveis e dois pratos principais maravilhosos, diga-se de passagem! O primeiro prato principal foi uma Massa a Carbonara, o segundo um Medalhão de Filé acompando de Spaghetti Zucchini ao molho pesto finalizado com burrata e tomates confits:
MENU CHEF EM CASA ITÁLIA - ESPECIAL DIA DOS PAIS
Já o primeiro prato e a estrela também desse post, foi a massa a carbonara, autêntica, sem creme de leite, vocês já sabem! Melhor do que a própria Massa Carbonara, foi servir ela em um "prato" comestível feito a base de PARMEGIANO REGGIANO!
Se Carbonara já é extremamente deliciosa, imagina só servi-la em um prato feito exclusivamente a base de Parmegiano Reggiano? E que é 100% comestível?!
Parece sonho, mas não é! E eu te provo logo abaixo:

FOTO: Prato Principal I - Chef em Casa Cozinha da Lívia: MASSA A CARBONARA SERVIDA NO PRATO DE PARMEGIANO REGGIANO.
Pois então. Isso é possível sim e esse foi um dos pratos principais do Chef em Casa especial dia dos pais! Ele fez tanto, mas tanto sucesso que eu resolvi criar um post especial não só pelo prato, mas sim pelos fatos e curiosidades do queijo parmegiano reggiano!
Como eu falei, eu sou extremamente apaixonada por queijos. Desde pequena sempre fui, afinal queijos sempre fizeram parte dos aperitivos das nossas jantas em família. É algo muito clássico preparar uma tábua com os mais diversos queijos para degustarmos antes do jantar. Algo que meu pai sempre fez muito bem!
E como eu sei que tem MUITA gente que acompanha a @cozinhadalivia e que também é apaixonados por queijo, resolvi compartilhar esse post com as curiosidades e fatos do Parmegiano Reggiano!
VAMOS LÁ?!
• 5 fatos e curiosidades Parmegiano Reggiano
1) Ele tem a Denominação de Origem Controlada e além disso, Denominação de Origem Protegida, mais conhecida como DOC e também DOP -
Ou seeeeeja:
• Só pode ser chamado e denominado Parmegiano Reggiano os queijos que são produzidos nas regiões da Lombardia - imagem 1 (capital Milão), em especial na comuna de Mantua e na região da Emilia - Romagna, imagem 2 (capital Bolonha) conforme o mapa abaixo:
REGIÃO: LOMBARDIA NORTE DA ITÁLIA & (1a Foto)
REGIÃO EMÍLIA ROMANA NORTE/NORDESTE DA ITÁLIA (2a foto)
Portanto, só pode ser um Parmegiano Reggiano DOC e DOP, os queijos que são produzidos nas comunas de:
PARMA ; (emilia r.)
MODENA ; (emilia r.)
BOLONHA ; (emilia r.)
REGGIO EMILIA (emilia r.) e
MANTUA ( na Lombardia).
2) Características Organolépticas desse queijo:
Você sabe o que são as características organolépticas?!
Na Gastronomia, de modo geral, nos referimos com esse termo, pois ele significa o conjunto dos 5 sentidos em relação ao insumo!
Ou seja, são as características que estão relacionadas aos nossos 5 sentidos: TATO, OLFATO, AUDIÇÃO, PALADAR, VISÃO!
- CONFIRA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS DO PARMEGIANO REGGIANO
I) Textura compacta, dura, mas com cristais granulados e que desmancham na boca (tato, paladar e audição!) 🤤
II) Um sabor adocicado, salgado, amendoado e ainda ligeiramente picante 😍 (paladar)
III) Crosta firme e não pegajosa (visão e tato) 🧀
IV) Odor suave, mas intenso ao mesmo tempo (olfato) 😋
3) TEMPO DE ENVELHECIMENTO:
Não é só um vinho que precisa de tempo para envelhecer, o parmegiano reggiano para adquirir todas as características a cima também necessita tempo de envelhecimento!
E ele adquire essas características por justamente ter um tempo de envelhecimento de mais ou menos 4 anos de envelhecimento, quando a pasta está extremamente dura, estágio que chamamos de “stravecchione".
Uma coisa é certa, não tem atalho para produzir parmegiano reggiano!
Como diria Massimo Boturra, Chef italiano estrelado, a gente não pode provar o queijo antes de abri-lo. Portanto para saber se está na hora de abril, a gente escuta-o. Dessa forma identificamos se está ou não na hora de abrir! E nessa hora, voltamos às características organolépticas, aos 5 sentidos, em especial à audição!
4) Tamanho e peso
Cada forma de Parmegiano Reggiano pode chegar a pesar até 40 kg!! 😮
5) O Parmegiano Reggiano tem o que chamamos de UMAMI na gastronomia:
O gosto do Parmegiano Reggiano é o umami perfeito!
Mas o que é UMAMI?!
É o quinto gosto no paladar. Ele significa o equilíbrio perfeito entre o salgado, doce, ácido e amargo. E é por isso que chamamos de umami (a união perfeita que sentimos no paladar quando degustamos o insumos e ele aprsenta esses quatro aspectos de forma equilibrada.
Para entender um pouco mais sobre como o salgado, o doce, o ácido e o amargo apresentam-se no nosso paladar e na nossa língua, clique aqui!
6) Preço do Kilo do Parmegiano Reggiano
O preço do quilo no Brasil, varia em torno de : R$160,00 a R&190,00 reais. 😮
É um insumo caro, ainda mais se você importar! Por isso, utilize em receitas e datas especiais como a que tivemos nesse último final de semana no jantar especial dia dos pais - Chef em Casa da Cozinha da Livia.
Você pode conferir mais sobre o rei dos queijos assistindo o primeiro episódio da série Chefs Table, que fala do Chef Massimo Boturra, Chef da Osteria Francescana (entre outros grandes restaurantes).
O episódio é extremamente delicioso de acompanhar em todos os sentidos!! Prepare a sua taça de vinho e sua tábua de queijos e assista!
Um dos pratos mostrados no documentário é a criação da receita abaixo que enaltece esse belo insumo com 5 texturas do Parmeggiano Reggiano!

Imagem: Chef's Table Episódio I Massimo Boturra.
Eu não sei vocês, mas eu sou doida por Parmegiano e se um dia eu puder conhecer e visitar a Osteria de Massimo, com certeza esse será um prato o qual eu irei definitivamente degustar!
E aí, quem mais é fã de um bom Parmegiano Reggiano??
Kommentare