top of page

REVIEW RESTAURANTES


Sejam Bem vindos a uma nova seção do site!


Para você leitor que me acompanha e sabe do meu gosto pela escrita, entende que dedicar uma seção exclusivamente a ela, pode não ser novidade. Entretanto, digo-lhes que faz tempo que tenho a vontade e que me encorajo a escrever sobre as minhas experiências nos restaurantes que frequento e àqueles que me proponho a conhecer.


Depois de refletir, percebi que o "ingrediente" que me faltava e talvez, ainda falte, é o tempo e a disposição emocional para falar sobre o trabalho de outras pessoas e especificamente colegas. Afinal, eu sei o que é estar do outro lado do balcão, literalmente a cozinhar e a servir os outros. E, por isso, talvez, o meu excesso de zelo e empatia por essa prestação de serviço, muitas vezes exaustiva e não tão bem remunerada, foram os motivos que me afastaram da posição de julgar, "criticar" e falar sobre o trabalho de alguém. Contudo, confesso que o que me motivou e motiva nesse momento é justamente essa empatia que eu sinto.



Eu leio muitas "criticas" ao nosso trabalho, porém no meu ponto de vista, sem todas as ferramentas essenciais e emocionais necessárias. Ou seja, sem o conhecimento prático e principalmente sem a empatia da qual falo e sinto pelos colegas. Não estou a afirmar que para poder escrever, julgar ou criticar, o crítico ou jornalista precisa ser um chef de cozinha, e/ou saber cozinhar. Pois eu não sou jornalista, contudo considero-me apta a desenvolver um pensamento e escrita crítica. Por isso, acredito que ter o conhecimento teórico, prático da cozinha e vivenciar isso no dia-a-dia faz tornar a crítica ainda mais fundamentada. Pois, para criticar, escrever sobre algo que se julga, é necessário ter repertório, degustação, conhecimento, estudo, leitura e prática. Isso pode ser adquirido sem essencialmente saber cozinhar. Porém ao refletir, eu percebi que possuo todas as variáveis descritas e principalmente a característica que distingue da parte prática, que é: a emocional - eu sei cozinhar, trabalho na área e mais do que isso, eu tenho a empatia e o conhecimento das emoções, sensações, dores e alegrias de quem se propõe a servir e cozinhar para o outro.


E, é por essa razão, somada a minha vontade em compartilhar conhecimento, educar e ter aptidão à escrita, que resolvi compartilhar e escrever, literalmente, esse novo capítulo (ou seção no site da Cozinha da LÍvia).


RESTAURANTE RAIVA | HOTEL OCTANT DOURO VALLEY

(Minha melhor experiência nesse ano de 2023!)


Penso que é justo com quem acompanha o meu trabalho, gosta da minha escrita e que mais do que isso, também segue as minhas orientações. Além de ser honesto com as pessoas do setor e que estão a fazer o seu melhor na restauração. E é justamente por esse motivo, que a "crítica" que compartilharei não terá o intuito em falar mal de nenhum lugar, prato, pessoa ou ambiente. Mas sim, com o objetivo de ressaltar a experiência que foi positiva, agradável e claro, deliciosa. A crítica terá o objetivo de enaltecer os lugares que frequento, que eu voltaria e que gostaria de ver você, leitor, também a frequentar.



É claro que ao avaliar, serão feitas análises do que poderia estar melhor ou ser melhor, seja em termos de serviço, ambiente e degustação. Porém, sempre com o intuito de justamente provocar e propor reflexões à comunidade: você, leitor e cliente, ao restaurante e também a mim própria, pois é um aprendizado constante.


Por fim, espero que as minhas percepções e avaliações sejam também úteis de modo a contribuir positivamente ao setor da restauração - que como explicado anteriormente, muitas vezes sofre por não ser remunerado e mais do que isso, valorizada à altura.


Vamos começar?! 😉👩🏻‍🍳


Comments


LOGO REFERENICA ORIGINAL RGB.png

CNPJ nº 30663304/0001-08
Porto Alegre/BR - Lisboa/PT
Contato: +55.51.999993355

cozinhadaliviag@gmail.com

Receba nosso conteúdo

Muito obrigado por se cadastrar na nossa página.

©2024 por Cozinha da Lívia.

bottom of page