Sabor do Douro: Como Preparar Carré de Cordeiro e Escolher o Vinho Ideal
- Cozinha da Lívia
- 17 de mar.
- 3 min de leitura
A harmonização entre vinhos e pratos é uma arte que transforma uma refeição em uma experiência memorável. Por isso hoje trago uma sugestão que promete surpreender: Carré de cordeiro com redução de vinho do Porto, perfeitamente harmonizado com o Poeira Vinha da Torre 2018, um vinho do Douro de grande identidade e elegância.

Recentemente tive o prazer de gravar essa receita e harmonização na casa de uma grande amiga e também sommelier, Carol Cipriani. A Carol esteve visitando a região do Douro e fez a escolha do vinho para o prato que eu escolhi preparar e harmonizar. Abaixo você confere em detalhes a justificativa das nossas escolhas e queremos ver você reproduzi-la em casa também!
Se você quer conferir ainda mais em detalhes os vídeos das preparações clique aqui para conferir a parte I e aqui para conferir a parte II.
Sobre a escolha do vinho Poeira Vinha da Torre 2018
O Poeira Vinha da Torre 2018 é um vinho produzido na Quinta do Poeira, localizada no coração do Douro. A vinícola pertence ao renomado enólogo Jorge Moreira, um dos grandes nomes da região, que se destaca pela sua abordagem refinada na criação de vinhos elegantes, frescos e equilibrados. Ele é uma expressão autêntica do terroir duriense, produzido a partir de uma vinha plantada em 1900, com castas misturadas.
Notas de prova:
Aroma: Frutas negras maduras, notas terrosas, especiarias e um leve toque balsâmico.
Paladar: Estruturado, taninos refinados, acidez vibrante e final longo.
Envelhecimento: 100% em barricas de carvalho francês.
Além do seu projeto autoral na Quinta do Poeira, Jorge Moreira também foi o enólogo responsável pelos vinhos da histórica Real Companhia Velha, uma das mais antigas casas de vinho do Porto, fundada em 1756. Seu trabalho é marcado pelo respeito ao terroir e pelo foco na expressão da identidade das vinhas, resultando em vinhos sofisticados, que fogem do estilo excessivamente extraído e pesado.
Esse vinho apresenta profundidade, complexidade e um perfil gastronômico excepcional, o que torna o Poeira Vinha da Torre 2018 uma escolha sofisticada para pratos intensos e suculentos, como o nosso cordeiro ao molho de vinho do Porto acompanhados de batatas ao murro. É o perfil de vinho que pede complexidade, peso e estrutura.

Receita: Cordeiro com Redução de Vinho do Porto
Ingredientes para quatro pessoas:
1 kg de costeletas de cordeiro
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 dentes de alho picados
1 ramo de alecrim
400 ml de vinho do Porto
2 colheres de sopa de manteiga
Para as batatas ao murro:
500g de batatas baby
3 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ramos de alecrim fresco
Modo de preparo Vinho:
Reduzir o vinho em fogo baixo até atingir o ponto napê. Ponto em que a consistência do vinho cobre as costas da colher. Assista aqui caso tenha dúvidas.
Batatas ao Murro:
Preaqueça o forno a 200°C.
Regue as batatas com azeite de oliva, adicione o alho com cascas para aromatizar a travessa e as batatas, coloque sal, pimenta e ramos de alecrim.
Envolva a travessa em papel-alumínio e asse por 40 minutos.
Retire o papel-alumínio
Retorne ao forno sem o papel-alumínio por mais 15-20 minutos, até que fiquem douradas e crocantes por fora, mas ainda macias por dentro.
Cubra cada batata com um pano de prato limpo e levemente de um murro para que fiquem "amassadas".
Carré de Cordeiro:
Retirar o cordeiro da geladeira trinta minutos antes.
Temperar o cordeiro com sal, pimenta e um fio de azeite.
Pré aquecer uma frigideira e quando estiver quente, adicionar um fio de manteiga para não queimar.
Selar a carne: e dourar as costeletas de ambos os lados.
Adicionar o alecrim e deixar liberar os aromas.
Deixar selar de todos os lado e levar ao forno pré aquecido em 200 graus por cerca de 8 a 10 minutos.
Harmonização: Por que essa combinação funciona?
A estrutura e os taninos do Poeira Vinha da Torre 2018 são ideais para pratos de carne vermelha, enquanto sua acidez ajuda a equilibrar a suculência do cordeiro. O molho de vinho do Porto adiciona camadas de doçura e profundidade, que se integram perfeitamente com as notas frutadas do vinho.
Além de estagiar em madeira, o que traz complexidade e peso para o vinho, é ideal acompanhar com carnes que possuam sabor mais intenso como o carré de cordeiro e as batats ao murro. As texturas e complexidade concordam e o resultado é uma harmonização que pede mais um gole e mais uma garfada.
Conclusão
Se você busca uma experiência gastronômica portuguesa, essa harmonização entre cordeiro e o vinho Poeira Vinha da Torre 2018 é uma escolha certeira. Espero te ver fazendo e reproduzindo em casa.
Experimente e compartilhe os seus resultados comigo :)
Comments