ACOMPANHADO DE ARROZ SELVAGEM, TOMATES CHERRY CONFIT, FINALIZADO COM AMÊNDOAS EM LASCAS CROCANTES.
Perdeu a nossa VII Live Cooking Show?! Assista clicando aqui!
A Cozinha da Lívia na noite dessa quarta-feira (12/08) recebeu a médica cardiologista Doutora Juliana Peres. Além de prepararmos a deliciosa receita do Salmão, batemos um papo super descontraído, mas científico em relação a medicina culinária. Afinal eu e a doutora Juliana acreditamos que uma alimentação saudável é baseada em equilíbrio de escolha de ingredientes e preparos. Isso é o que nos garante bons hábitos e saúde para o nosso coração.
MISE EN PLACE LIVE COOKING SHOW
O salmão é um peixe rico em gorduras insaturadas e em ômega 3 que ajuda no controle do colesterol. Na live, nós ensinamos como fazer um salmão suculento, temperado e claro delicioso!
O segredo está no tempo e na forma de selar a peça. Além disso, o segredo em como finalizar a sua cocção no forno. Antes de tudo, a dica primordial é retirar toda e qualquer peça de peixe, e/ou carne da geladeira 20 a 30 minutos antes de começar a cozinhar e grelhar. Isso vai garantir uma peça suculenta, grelhada e com cor! Caso contrário, você irá resfriar a panela e a peça irá apenas cozinhar, não ficando saborosa nem bonita o suficiente, afinal comemos com os olhos também certo?!
Outra fonte de gordura insaturada, assim como o salmão, são as amêndoas laminadas! E claro, o azeite de oliva, usado como base de todo o nosso preparo.
SALMÃO AO MOLHO DE REDUÇÃO DE LARANJA, ACOMPANHADO DE ARROZ SELVAGEM, TOMATES CHERRY CONFIT E LASCAS DE AMÊNDOAS CROCANTES.
Nós desmistificamos (baseado em estudos) na live que o uso do azeite de oliva quando preaquecido perde as suas propriedades. Portanto, use azeite de oliva não apenas para cozinhar, mas para temperar a salada e a comida. Afinal ao usar o azeite de oliva, conseguimos fazer com que o nosso sangue através das propriedades do azeite, transporte melhor os nutrientes e mais do que isso absorva-os.
Além disso, no tempero do nosso molho/ redução de laranja, usamos gengibre, mel (ou açúcar mascavo) e para a surpresa de alguns, o uso do gengibre, além de ter propriedades anti-inflamatórias, ajuda também no controle da pressão arterial e acelera o metabolismo.
O tomate, acompanhamento do prato, é rico também em antioxidantes como por exemplo o licopeno, que ajuda na redução de risco cardiovascular e na saúde dos vasos sanguíneos. É também fonte de vitamina C que ajuda o sistema imune. A dica é sempre preferir o orgânico, pois sabemos que o tomate é um dos insumos que mais possuem agrotóxicos.
No preparo dos tomates fizemos técnica de confitar. Na gastronomia usamos essa técnica para preparar cocções lentas feitas na gordura a baixa temperatura, Por esse motivo colocamos a temperatura de 90 graus e deixamos por cerca de 40 minutos no forno!
Ou seja, caso fizéssemos em temperatura alta, o tomate fritaria e perderia muito dos seus nutrientes e teria outro resultado.
Por fim, fizemos uma redução de laranja para o salmão, afinal se tem uma coisa que combina com esse peixe é o uso de laranja ou maracujá no preparo.
O custo do prato saiu em torno de 65,00 reais por casal. Claro pode variar, pois eu na receita utilizei o arroz selvagem que tem um custo bastante elevado. Caso você não queira investir nele ainda, use o arroz vermelho, que a doutora Juliana também usou, ou arroz negro ou outra da sua preferência!
Façam e nos marquem! Adoramos compartilhar os momentos gastronômicos de vocês!
Quem mais já amou?!
Comentários