top of page

STREET FOOD - COMIDA DE RUA

Foto do escritor: Cozinha da LíviaCozinha da Lívia

Quem me acompanha pelo instagram na @cozinhadalivia sabe que eu sou estudante do curso de Gastronomia na Unisinos - Universidade do Vale do Rio Sinos.


Dessa forma, a cada semestre na universidade, nós alunos aprendemos todas as gastronomias dos 4 cantos do mundo!


Atualmente no terceiro semestre nós estamos estudando a gastronomia asiática. Portanto, aprendemos já sobre diversas culturas e culinárias como Tailândia, China, Japão, Índia, Vietnã, Sri Lanka, Paquistão e muitas outras!!



A cozinha asiática é uma cozinha milenar e a comida de rua representa a praticidade e versatilidade! Ela surge também para atender a alta demanda populacional do continente. Os primeiros registros dessa prática (comer na rua) entre os habitantes locais e viajantes vieram da Roma Antiga. A comida, naquela época, era vendida em bancas espalhadas pelas cidades por ocasião de festas e eventos.





De acordo com Diamanti e Esposito (2011) a rua sempre foi lugar de contatos e de trocas. É a ligação entre tudo que é familiar ou incógnito, pois é na rua que podemos compreender sobre um povo, sobre as suas tradições e sobre a sua identidade cultural histórica.


A comida de rua tem o poder de privilegiar encontros e o bate-papo entre amigos. Ela alimenta não só o rito da comensalidade ao ar livre, como representa a difusão do patrimônio cultural de um povo. Se a rua é o lugar onde tudo acontece, a gastronomia é um dos meios para que essas trocas se imponham!


Nessa semana tivemos uma aula focada 100% em comida de rua - street food, pois afinal, a comida asiática é MUITO representada por essa forma de comer: Baixo custo, praticidade, simplicidade, versatilidade e também é marcada pelas misturas de culturas - resultando no conceito de FUSION CUISINE.


Se você assim como eu gosta de experimentar e saber mais sobre a cultura de um povo através da sua culinária, ingredientes locais deve assistir a série/ documentário STREET FOOD no Netflix! Pois, a série conta sobre o conceito tanto no continente asiático, na temporada 1 e agora na temporada 2 no continente Latino Americano.


Acredito ser necessário experimentar a culinária local para conhecer a expressão da sua cultura. E claro, a comida de rua tem esse poder sociocultural.



Presta atenção nos preparos que a nossa turma fez nessa semana de street food e ao mesmo tempo sobre COZINHA DE FUSÃO - Fusion Cuisine.

Ontem portanto, tivemos a aula de STREET FOOD e FUSION CUISINE, onde elaboramos os preparos acima conforme ambos conceitos.


PREPAROS:


1) BAO DE CHARQUE COM PURÊ DE MORANGA E VINAGRETE DE COENTO - Fusão entre China e Rio Grande do Sul


2) Taco de Milho recheado com Porco CHinês, guacamole e Sour Cream - Fusão entre China e México.


3) Arancini recheado de Frango ao Curry Amarelo: Fusão entre Itália e Thailândia


4) Croqueta Indiana com Cordeiro e Especiarias: Fusão entre Espanha e Índia


E aí, qual o preferido de vocês?!


O meu com certeza foi o Bao de charque e purê de moranga com o vinagrete de coentro, fusão entre RS e China!




Detalhe: Eu que não sou fã de coentro confesso que ficou simplesmente espetacular e o vinagrete foi o que realmente deu todo o "tchan"/ sabor para o preparo!

Em breve compartilho com vocês o conceito de Cozinha de Fusão - Fusion Cuisine.


Commentaires


bottom of page